Autoridades migratórias colombianas confirmaram que 156 militares fugiram da Venezuela e pediram refúgio na Colômbia nas últimas 48 horas. A maior parte dos soldados e policiais ingressou pela fronteira oeste.
De acordo com comunicado divulgado pela Migração Colombiana neste domingo (24), 146 militares fugiram da ditadura de Nicolás Maduro pela fronteira com Santander e outros 10 por Táchira.
Entre os que desertaram há membros da Guarda Nacional, da Armada, da Polícia Nacional Bolivariana e das Forças Especiais (FAES).
Além dos militares que fugiram para a Colômbia, três sargentos da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) pediram asilo no Brasil durante o final de semana, como noticiou a RENOVA.
O presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, já prometeu conceder anistia a todos os militares que se alinharem ao seu governo e não tiverem cometido nenhum crime contra a humanidade.
“Todo aquele que não esteja ao lado do povo e impeça a entrada de ajuda humanitária é um desertor que trai nossa população. Aqueles que nos ajudem a salvar vidas são os verdadeiros patriotas”, afirmou Guaidó.