Oposição conseguiu obter o número de assinaturas necessário para abrir CPI com o objetivo de investigar a maior operação de combate à corrupção do Brasil.
175 deputados assinaram o requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que procura investigar a força-tarefa da Operação Lava Jato e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
O requerimento para criar a CPI que mira o Ministério Público Federal (MPF), em Curitiba, foi entregue na mesa diretora da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (11).
Com o apoio de partidos do Centrão, as legendas alinhadas à esquerda ultrapassaram em quatro deputados o mínimo necessário. O partido que mais teve assinaturas foi, naturalmente, o PT (53), seguido pelo PP (22).
O deputado federal Filipe Barros (PSL-SP) divulgou no Twitter uma lista extra-oficial com os nomes dos congressistas que assinaram o requerimento. Confira no thread (fio) abaixo:
Folha 4: pic.twitter.com/tgGtVrKmdh
— Filipe Barros (@filipebarrost) September 13, 2019
Caberá ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), instalar a CPI. Acompanhe abaixo os deputados que constam na relação:
O militante norte-americano Glenn Greenwald, editor e cofundador do site panfletário Intercept, celebrou o avanço da CPI da Lava Jato.
“Os investigadores da ‘corrupção’ agora serão oficialmente investigados, como deveriam ser”, escreveu Greenwald nas redes sociais.