Português  English  Español  Español
Português  English  Español  Español

1ª cirurgia do mundo com realidade aumentada é realizada na Itália

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
1ª cirurgia do mundo com realidade aumentada é realizada na Itália
Imagem: Reprodução/Twitter

O Vostars é o resultado de um projeto europeu  que envolveu cientistas e técnicos de quatro países diferentes por três anos.

A primeira operação cirúrgica do mundo conduzida por realidade aumentada foi realizada no hospital S.Orsola, localizado em Bolonha, na Itália.

A Universidade de Pisa informou, nesta terça-feira (18), que o médico realizou o procedimento facial enquanto usava uma espécie de óculos 3D, o Vostars.

O Vostars é capaz de mostrar, juntamente com os elementos reais, objetos virtuais essenciais para dar mais informações sobre o paciente e orientar a operação, sem a necessidade de um monitor externo. 

De acordo com a agência ANSA, o médico Giovanni Badiali, do hospital S.Orsola de Bolonha, declarou:

“Antes da operação, visualizamos a anatomia do esqueleto, crânio, mandíbula e linha de corte em realidade aumentada. Com isso, o óculos permitiu visualizar uma linha pontilhada em 3D diretamente no osso do paciente, mostrando o caminho a seguir.”

Vincenzo Ferrari, engenheiro biomédico do Departamento de Engenharia da Informação da Universidade de Pisa, declarou:

“Até agora, a realidade aumentada ainda não era totalmente explorada na sala de operações. […] Graças a uma câmera de vídeo, o óculos combina as imagens na frente do cirurgião com as imagens radiológicas do paciente e garante que os dois permaneçam perfeitamente consistentes e focados.”

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias