O presidente da Polônia, Andrzej Duda, e o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki encabeçaram neste domingo (11) uma marcha que percorreu Varsóvia para comemorar o centenário da reconquista da independência do país.
O ministro do Interior, Joachim Brudzinski, afirmou que até 200 mil pessoas participaram da Marcha da Independência, segundo ele sem o registro de incidentes relevantes, conforme noticiou a DW.
A Polônia comemorou este ano o centenário da reconquista da sua independência, em 11 de novembro de 1918, depois de 123 anos de divisão territorial e ocupação pela Prússia, Rússia e Império Austro-Húngaro.

Em vídeo publicado nas redes sociais neste domingo (11), o jornalista polonês Jack Posobiec exibiu milhares de poloneses cantando o hino nacional da Polônia.
The Polish National Anthem sung by 200,000 patriots and led by the President of Poland! ?? #PL100 pic.twitter.com/by4XtlxE2B
— Jack Posobiec ?? (@JackPosobiec) November 11, 2018
Segundo informações do jornal O Globo, o presidente polonês Andrezj Duda agradeceu ao público que participou da celebração:
Obrigado por virem, pela Polônia, por trazerem a bandeira branca e vermelha (cores do país) que viram nossos pais, avós e bisavós. Há espaço para todos sob as nossas bandeiras.
Vários metros atrás do grupo do governo, participantes levavam faixas com frases como “Deus, honra e pátria”. Outros gritavam “Orgulho, orgulho, orgulho nacional”.
Apesar da grande mídia ter tentado conectar a marcha com grupos de extrema-direita, as imagens deixam claro que os participantes do evento foram os homens e mulheres da sociedade polonesa.
