Português   English   Español

23 mil pessoas já fugiram da Nicarágua para a Costa Rica

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Milhares de pessoas já abandonaram a Nicarágua fugindo da violenta repressão do regime de Daniel Ortega. A maior parte delas buscaram refúgio na Costa Rica, onde pelo menos 23.000 tentaram obter asilo desde abril.


Em uma entrevista coletiva em Genebra, o porta-voz da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), William Spindler, declarou:

Nos últimos meses, o número de pedidos de asilo apresentados por nicaraguenses na Costa Rica e outros países aumentou de forma exponencial.

E acrescentou:

A Costa Rica recebeu a maioria das solicitações de asilo, mas Panamá, México e Estados Unidos também registraram uma tendência de alta durante o primeiro semestre de 2018, com um avanço significativo em junho.

Os números regionais não são conhecidos, mas no caso da Costa Rica foram registrados quase 8.000 pedidos de asilo de cidadãos da Nicarágua desde abril e 15.000 pessoas conseguiram agendar o registro, já que a capacidade do país foi superada, informou o ACNUR.

Atualmente, a Costa Rica registra 200 solicitações de asilo a cada dia, segundo o ACNUR, que deseja ajudar o país a aumentar este número para pelo 500 por dia.

 

Adaptado da fonte AFP

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...