Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

38 mortos em erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala

Tarciso Morais

Tarciso Morais

COMPARTILHE

Os efeitos da erupção do Vulcão de Fogo, na Guatemala, são similares aos do vulcão Vesúvio, na Itália, em sua erupção no ano de 79 d.C., a qual devastou e soterrou a cidade de Pompeia.

As informações são do vulcanologista Piergiorgio Scarlato, do Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV).

‘O impacto dessa erupção sobre a população é parecida com o de Pompeia’, comentou.

De acordo com informações da Isto É:

Segundo o especialista, o Vulcão de Fogo gerou colunas de cinzas e gás de 3km a 4 km, além de fluxo piroclástico, ou seja, uma mistura de gás e material vulcânico.

“O Vesúvio, na erupção de 79 d.C., produziu uma coluna de gás e cinzas de 20 km a 25 km que, colapsando sobre si mesma, também gerou um fluxo piroclástico parecido com o Vulcão de Fogo”.

Scarlato explicou que a erupção do Vulcão de Fogo atingiu uma temperatura de ao menos 700ºC, derretendo tudo que “encontrou, das árvores às rochas”. “O fluxo de material vulcânico se locomoveu a uma velocidade de 100 km/h que, ao chegar aos centros urbanos, provoca mortes”, disse.

Até agora, o número de mortos na erupção do Vulcão de Fogo é de 38, mas a cifra deve crescer com o passar dos dias.

Segundo informações do G1:

O Vulcão de Fogo, na Guatemala, voltou a entrar em erupção nesta segunda-feira (4) e a retirada de moradores de áreas próximas prossegue. A atividade vulcânica deixou 38 mortos e afetou mais de 2 milhões de pessoas, de acordo com o último balanço oficial.

A explosão de domingo (3) foi uma das mais violentas das últimas décadas. O governo estima que 296 pessoas ficaram feridas, e milhares de moradores tiveram que deixar suas casas na região do vulcão, localizado a cerca de 50 km da capital.

- PUBLICIDADE -
Error: Embedded data could not be displayed.
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM
Error: Embedded data could not be displayed.