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5 dicas para você começar a meditar

Mulher de roupa branca, senada no pier da praia em posição de lotus meditando.

Meditação não requer muita coisa e traz muitos benefícios.


Para muitas pessoas, começar a meditar é uma tarefa difícil, mas a realidade é que você não precisa de muita coisa, apenas o hábito de praticar.

A ciência já entende a meditação como como ferramenta para relaxar, ter mais foco e proporcionar o bem estar.

A vantagem da meditação é equilibrar, corpo, mente e alma, aliviando a agitação da nossa mente em decorrência da correria e dos problemas do dia a dia.

Veja 5 dicas para você começar a meditar

Dia 1 – Ambiente

Para começar a meditar você precisa estar em um ambiente livre de barulho.

Pode ser em na sala de casa, no jardim, na empresa e até mesmo no banheiro. O importante é estar em um ambiente livre de barulho.

Caso você não tenha um ambiente livre de ruídos, o que você pode fazer é utilizar um fone de ouvido e colocar uma música de relaxamento ou uma meditação guiada que você acha facilmente no youtube.

Dia 2 – Postura

Escolha uma postura que você se sinta confortável. A posição sentada de lótus (como na imagem acima) é a mais indicada para a meditação.

É importante evitar fazer a meditação deitado, pois você pode acabar dormindo.

Evite também também roupas e sapatos apertados, pois o ideal é você sentir o seu corpo, não as roupas. Se for meditar de manhã você não precisa nem tirar o pijama, mas precisa sair da cama.

Dica 3 – Respiração

Quando começar a meditar preste a atenção na sua respiração.

Respire profundamente, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca.

Para facilitar, você pode utilizar a técnica 4-4 , você inspira por 4 segundo e solta todo o ar por mais quatro segundos.

Mas não vale ficar neurótico(a), essa técnica serve apenas para te ajudar no começo.

O nosso cérebro utiliza 20% de todo o oxigênio do nosso corpo para funcionar melhor

Quando fazemos a respiração adequada na meditação, jogamos mais oxigênio para o nosso cérebro, fazendo ele trabalhar com mais criatividade e foco.

Dia 4 – Mente

A sua mente vai brincar com você, trazendo todos os seus problemas atuais e aqueles que você nem lembrava mais.

Mas o importante é você focar e esvaziar a mente, mantendo a concentração, pois esse é o objetivo da meditação.

É quase impossível não pensar em nada, então você pode focar a sua mente na respiração.

Concentre sua mente, sentindo o ar entrar e sair lentamente. Sinta o calor e o frio do ambiente. Sinta o seu corpo no ambiente.

Dica 5 – Hábito

No começo é difícil meditar, pois além de não ser um hábito o resultado vem de médio a longo prazo.

Mas o desafio é você meditar um pouquinho por dia. Quando você criar o hábito e sentir os benefícios, vai querer por conta própria aumentar o seu período de meditação diária.

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