Cercado de mistérios, o sonho é uma experiência que possui significados distintos para as pessoas.
Quando estamos dormindo, nosso cérebro fica ativo processando as memórias adquiridas ao longo do dia.
Isso só é possível por causa do ciclo do sono, que é composto basicamente de duas fases:
- NREM (movimento não rápido dos olhos) – maior parte do repouso;
- REM (movimento rápido dos olhos) – atividade cerebral extremamente intensa.
Abaixo citamos cinco dicas simples para você não esquecer dos seus sonhos:
1. Anotações
Quer tornar mais ativa sua relação com os sonhos? Sempre escreva-os. A escrita é uma maneira de reconhecer os aspectos comuns e os raros. O ideal é dormir com um caderno ao lado da cama.
2. Desenhos
Não está conseguindo encontrar palavras para descrever o que acabou de sonar? Desenhe! O importante é ter referências reconhecíveis do mundo dos sonhos para você.
3. Respiração
A melhor maneira de começar a recordar dos sonhos com mais frequência é colocá-los no papel logo após acordar, quando há menos chances de esquecê-los.
Para isso, evite levantar da cama com rapidez e não confira seus aparelhos eletrônicos antes de descrever o que acabou de acontecer com você no mundo dos sonhos.
4. Nomes
Além de escrever ou desenhar, é muito importante dar títulos aos sonhos. O objetivo é captar o que foi essencial em cada um deles. Com essa organização, você terá um belo relatório dos sonhos.
5. Mentalização
Caso ainda esteja enfrentando dificuldades para lembrar dos sonhos após aplicar as quatro dicas acima, uma ideia é pensar repetidamente “eu vou sonhar” ao deitar, o que pode ajudar a indicar para a mente o seu desejo de recordar.