- PUBLICIDADE -

5G deve expandir uso da Internet das Coisas no Brasil

5G deve expandir uso da Internet das Coisas no Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil
- PUBLICIDADE -

A realidade da Internet das Coisas já vem chegando de mansinho ao Brasil.

Conectar o mundo físico ao tecnológico para facilitar o nosso dia a dia é o objetivo da Internet das Coisas (IdC), uma tecnologia que permite que objetos se comuniquem graças à internet.

A expectativa é que a Internet das Coisas mude o nosso dia a dia.

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, José Afonso Cosmo Júnior, declarou:

“Teremos a criação de um ecossistema digital onde tudo se comunica e a gente vai ganhar mais tempo.”

E acrescentou:

“Vai chegar um momento em que minha roupa vai avisar à lavanderia que já está na hora de lavar”.”

Essa realidade já vem chegando de mansinho ao Brasil.

Em Curitiba, o engenheiro William Padilha, por exemplo, tem o que se chama de smart home (casa inteligente, em tradução livre).

Padilha utiliza o Google Nest, um aparelho que comprou quando morava na Alemanha e que, pareado com seu celular, ajuda a fazer ligações, acessar notícias, checar lembretes, ouvir música e até conferir a previsão do tempo.

“Ele já traz a música de que eu gosto e as notícias que quero ver. Tudo após um simples good morning, Google [Bom dia, Google]”, revela Padilha.

Já o editor de imagens Roberto Maia usa o smart home Alexa para controlar vários equipamentos na sua casa: luzes, ar-condicionado e televisão.

A casa é toda automatizada, e até o filtro da piscina é controlado pelo celular. Para ele, essa automação traz segurança:

“Mesmo viajando, eu consigo ligar as luzes de casa pelo celular”, diz Maia.

A tecnologia também ajuda com os cinco cachorros de estimação quando está de férias: pela câmera, ele mata a saudade dos pets.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -