Português   English   Español

A dedicação e o sonho do jovem Jair Bolsonaro

A dedicação e o sonho do jovem Jair Bolsonaro
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Na sexta-feira, dia 8 de maio de 1970, a pacata cidade de Eldorado, onde o presidente eleito Jair Bolsonaro passou sua infância, vivenciou um dos dias mais emocionantes de sua história.


O terrorista Carlos Lamarca refugiou-se na cidade, houve uma grande troca de tiros, que resultou na morte de um policial.

O cerco das forças de segurança na cidade de Eldorado foi amplo, as estradas foram bloqueadas, fato que impressionou a todos seus habitantes.

Mais do que ninguém, Jair Bolsonaro ficou impressionado com a capacidade de organização da sociedade civil pelo Exército Brasileiro.

A ambição militar de Bolsonaro

À partir deste episódio envolvendo o terrorista Carlos Lamarca, que, então com 15 anos, o Presidente eleito Jair Bolsonaro começou a vislumbrar e perseguir a ambição de prosperar nos estudos e seguir a carreira militar.

Gilmar Alves, seu melhor amigo na época, relata que eles compraram uma vara e iam todos os dias para a beira do rio Ribeira pescar para vender.

Até aquele dia 8 de maio em 1970, Jair Bolsonaro, que tinha então 15 anos, destacava-se na cidadezinha de Eldorado, no interior paulista, por ser turrão e astuto. Também por sua facilidade para se enturmar com os outros meninos. Mas depois da visita do guerrilheiro Carlos Lamarca, descobriu a capacidade do Exército para organizar a sociedade civil. Começou a ter algo claro na vida. “Dizia para a gente, para todo mundo, o tempo todo”, conta Dona Narcisa, de 63 anos. “Ia sair de Eldorado porque ia se alistar no Exército”. Para cumprir sua obsessão e entrar no Exército, o jovem Bolsonaro necessitava de duas coisas que não possuía na época: dinheiro e estudos. Para o primeiro, contava com um sócio: seu melhor amigo, Gilmar Alves. “Compramos uma vara e fomos pescar para vender: todo dia a gente ia para o rio, com frio ou calor”, recorda Alves, hoje com o cabelo completamente grisalho, sentado num bar de Registro, cidade próxima a Eldorado, onde vive. A imagem retrata Jair Bolsonaro pescando.

Indagado sobre a dedicação de Bolsonaro, seu amigo Gilmar acrescentou:

Precisávamos nos esforçar muito porque naquela época Eldorado não tinha bons professores: o de História dava aula de Química, sem saber muito. Mas o Jair é uma das pessoas mais obstinadas que conheci. Estudava 24 horas por dia, todos iam aos bailes dos clubes enquanto ficávamos estudando. Ele dizia para que eu fosse para o Exército com ele, porque os presidentes eram todos militares e ele iria ser presidente.

Ambos tiveram êxito em suas buscas, Gilmar foi estudar agronomia em Curitiba, quando o Presidente eleito, aos 18 anos de idade, entrou para o Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas e deixou a cidade de Eldorado, retornando apenas para visitar e rever familiares e amigos.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...