A militância virtual de Geraldo Alckmin

Twitter
Facebook
Google+
LinkedIn
Pinterest

Desde a vitória de Barack Obama, em 2008, nos Estados Unidos, cristaliza-se entre marqueteiros políticos a ideia de que as redes sociais são o novo e principal palco da disputa eleitoral.

A revista “VEJA” descobriu que há apoiadores do candidato do PSDB ao Planalto, Geraldo Alckmin, nas redes sociais que são militantes pagos.

Trata-­se de um batalhão arregimentado pela campanha do candidato, que recebe missões específicas, cumpre metas de serviço e é remunerado no fim de cada mês por depósitos em caixas eletrônicos.

O processo se dá de tal forma que não fica rastro da identidade dos financiadores. Os contratados trabalham em casa, as comunicações ocorrem por meio de um grupo de WhastApp e a orientação é para que tudo seja feito com a máxima discrição.

Sob a condição de manterem sua identidade no anonimato, dois “militantes” tucanos contaram a VEJA detalhes de como funciona a ação digital clandestina.

Para ganharem um salário de 2 mil reais, os “apoiadores” têm de publicar no mínimo 100 comentários por dia, no Facebook, Twitter, Instagram ou em sites jornalísticos.

O responsável pela operação é o publicitário Marcelo Vitorino, contratado pelo PSDB em abril para coordenar as ações nas redes sociais de Alckmin. Desde a semana passada, quando começou oficialmente a campanha, Vitorino foi alçado ao posto de coordenador de mobilização digital.

A ação desses “apoiadores” é proibida. O eleitor não pode ser remunerado em hipótese alguma, nem para fazer elogios. Em tese, a prática pode configurar abuso de poder e levar até à cassação da chapa.

O PSDB nega que tenha contratado militância “para atacar ou denegrir” a imagem de quem quer que seja. Vitorino disse que não conhece os personagens citados.

Depois dessa resposta, uma funcionária da agência do publicitário ligou para os “apoiadores” para perguntar se algum deles havia conversado com repórteres de VEJA.

 

Leia a matéria completa no site da VEJA
Twitter
Facebook
Google+
LinkedIn
Pinterest

Isso também pode te interessar

Deixe seu comentário

Anunciante
e-consulters
Parceiro

Assine nossa Newsletter!

Preencha o formulário para assinar.

Nome Email
newsletter

Últimas publicações