- PUBLICIDADE -

Acordo Mercosul-UE prevê prazo de dez anos para zerar tarifas

Acordo Mercosul-UE prevê prazo de dez anos para zerar tarifas
- PUBLICIDADE -

A negociação entre os dois blocos levou mais de 20 anos para ser concretizada. Além da questão tarifária, o acordo incluiu negociações sobre cotas e outros temas.

O acordo fechado entre Mercosul e União Europeia prevê isentar 92% das exportações do bloco sul-americano para o europeu em um período de 10 anos.

Por sua vez, a UE terá retiradas as tarifas sobre 91% dos produtos que exporta para o Mercosul, no mesmo período.

No caso de produtos considerados “sensíveis”, como no caso de automóveis de passeio e peças de veículos, esse prazo será de 15 anos.

Com o acordo, produtos agrícolas brasileiros, como suco de laranja, frutas, café solúvel, peixes, crustáceos e óleos vegetais terão tarifas eliminadas.

Exportadores do Brasil também terão acesso preferencial para carnes bovina, suína e de aves, açúcar, etanol, arroz, ovos e mel.

Além disso, produtos industriais nacionais serão beneficiados com a eliminação de 100% nas tarifas de exportação.

Já os produtos europeus terão tarifas de exportação eliminadas para diversos setores. Na lista estão veículos e partes, maquinários, produtos químicos e farmacêuticos, vestuário e calçados e tecidos.

Chocolates e doces, vinhos e outra bebidas alcoólicas e refrigerantes provenientes da União Europeia terão tarifas eliminadas progressivamente, informa o site G1.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -