Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Açúcar causa dependência como as drogas, diz pesquisa

Açúcar causa dependência como as drogas, diz pesquisa
Imagem: Reprodução/Twitter
COMPARTILHE

Os resultados deste estudo apontam que a dependência em determinados alimentos é uma realidade.

Uma equipe de cientistas da Universidade Aarhus, na Dinamarca, descobriu que o consumo de açúcar provoca efeitos no cérebro semelhantes aos causados pelo uso de alguns tipos de drogas.

E, consequentemente, assim como ocorre com as substâncias entorpecentes, o açúcar também pode desencadear dependência. 

De acordo com os efeitos observados durante o estudo, os impactos do açúcar podem ser notados logo após a primeira exposição ao doce.

Ao invés de conduzir os experimentos com ratos de laboratório, os pesquisadores usaram porcos, já que a estrutura cerebral dessas criaturas é mais complexa e fácil de observar do que a dos roedores.

Os experimentos se estenderam por 12 dias, com os cientistas dividindo 7 porquinhos em 2 grupos distintos, um que foi alimentado com uma dieta normal e o outro que, além da ração, recebeu 2 litros de água com açúcar por 1 hora todos os dias, informa o site TecMundo.

Os porcos do grupo que recebeu a água com açúcar mostraram alterações em sua atividade cerebral já na exposição inicial, principalmente nos receptores opioides, que são os que se unem à substâncias derivadas do ópio quando há consumo, assim como os receptores de dopamina, neurotransmissor que desempenha importante papel no sistema de recompensa e prazer.

Embora exista debate sobre se o vício em comida, os resultados deste estudo apontam que a dependência em determinados alimentos é possível, principalmente quando o alimento em questão é repleto de açúcar. 

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

PUBLICIDADE