Agências espaciais estudam como trazer solo de Marte para Terra

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou na quinta-feira (26) que está colaborando com a NASA para investigar a possibilidade de trazer amostras do solo marciano para a Terra.

“As espaçonaves em órbita e na superfície de Marte fizeram muitas descobertas emocionantes, transformando nossa compreensão do planeta e revelando pistas para a formação do nosso Sistema Solar, além de nos ajudar a entender nosso planeta”, disse a agência num comunicado.

“O próximo passo é trazer amostras para a Terra para análises detalhadas em laboratórios sofisticados, onde os resultados podem ser verificados de forma independente e as amostras podem ser reanalisadas à medida que as técnicas de laboratório continuam melhorando.”

A agência observou que o esforço exigirá pelo menos três missões da Terra. A NASA está programada para coletar amostras da superfície de Marte em 2020, que deixará no planeta para coleta posterior.

A Agência Espacial Europeia planeja recuperar as amostras por volta de 2021, colocando-as num pequeno foguete que seria enviado em órbita para se encontrar com uma espaçonave lançada da Terra. As amostras seriam então transferidas para essa espaçonave e trazidas para a Terra.

 

Com informações de: [ET]
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *