Português   English   Español

Agora é possível emitir sua CNH Digital sem ir ao Detran

Agora é possível emitir sua CNH Digital sem ir ao Detran
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Já faz mais de um ano que o Denatran introduziu a CNH Digital. O documento de habilitação no smartphone foi se expandindo até ser disponibilizado para todo o território nacional em abril passado.

Mesmo com o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação “física”, já com o código QR impresso na parte interna da dobradura, os motoristas precisavam se dirigir à agência do Detran mais próxima para confirmar seus dados e obter o código para acessar a versão digital do documento.

Alternativamente, os motoristas também poderiam utilizar um certificado digital pago, que basicamente ninguém usa. Felizmente, isso não se faz mais necessário.

A partir de agora, ao adicionar sua CNH ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito, uma terceira opção se junta às já existentes.

Ao tocar na nova opção “Pelo celular”, tudo o que você precisa fazer é escanear o código QR da CNH de papel e, em seguida, realizar uma verificação biométrica — que consiste em nada mais do que apontar a câmera frontal do dispositivo para o seu próprio rosto.

Sua selfie, então, será comparada com a base de dados do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Uma vez comprovada sua identidade, basta informar o número do seu telefone celular e criar uma senha de quatro dígitos para ter a sua CNH Digital liberada no app — sem ida ao Detran, sem certificado digital, sem nada!

Vale lembrar que, caso sua CNH ainda não seja do modelo novo, com código QR, você deve solicitar uma segunda via do documento (que custa em torno de R$40-50 reais, dependendo do estado) no Detran ou simplesmente aguardar até o momento da renovação obrigatória; o modelo antigo não pode ser acessado pelo app.

Outro detalhe importante: alguns motoristas ainda não cadastrados estão enfrentando dificuldades no momento para obter acesso à CNH Digital; o Ministério das Cidades afirmou ao “Tecnoblog” que “já foi solicitada a atualização do sistema para que seja sanado o problema” — ou seja, o update deverá ser liberado em breve para todos os usuários.

Adaptado da fonte MacMagazine

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...