Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

AGU confirma proibição do cultivo caseiro de Cannabis

AGU confirma proibição do cultivo caseiro de Cannabis
COMPARTILHE

Brasileiro acionou a Justiça para obter autorização para cultivar planta em casa.

Um morador do Tocantins moveu uma ação contra a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com pedido de liminar, para que a Justiça o autorizasse a cultivar a Cannabis sativa em casa. 

De acordo com o autor da ação, um médico prescreveu um medicamento à base de cannabis, mas, por ser produzido no exterior, o remédio tem alto custo de importação. 

Por isso, o paciente tinha planos para cultivar a planta em casa.

A Advocacia-Geral da União (AGU), então, sustentou na justiça que a pretensão do autor vai contra a legislação e as resoluções da Anvisa. 

A 1ª Vara da Seção Judiciária do Tocantins acolheu integralmente os argumentos da AGU e negou a tutela antecipada requerida pelo autor. 

De acordo com o juiz que analisou o caso, a pretensão do autor em obter autorização para cultivo da Cannabis sativa para fins medicinais é atributo dos Poderes Legislativo e Executivo, sendo inviável a intervenção do Poder Judiciário nessa questão. 

“O uso de medicamentos com base na Cannabis tem se tornado relevante no trato de algumas doenças, mas existe a preocupação com a segurança, devido aos seus efeitos, como perda de memória, náuseas, alucinações e alguns sintomas mais graves. Por isso, a importância da restrição ao cultivo da Cannabis. Por fim, o Brasil é signatária de algumas convenções internacionais que proíbem a produção, exportação, importação, uso e posse de algumas substâncias, dentre elas, a Cannabis”, escreveu a magistrada Inês Cristina Marra Machado.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE