Português   English   Español

Apoie o jornalismo independente!

AGU defende contingenciamento de 30% das universidades federais

AGU defende contingenciamento de 30% das universidades federais
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu a constitucionalidade do contingenciamento temporário de 30% dos recursos repassados pelo Ministério da Educação às universidades federais.


Em parecer enviado ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o órgão pede que seja julgada improcedente ação movida pelo PDT contra a medida do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo ação do PDT, o decreto do contingenciamento teria violado os princípios da “vedação ao retrocesso” e da “razoabilidade”.

No entanto, segundo o Estadão, a AGU tem outro posicionamento:

“Pode-se concluir que nem o contingenciamento de recursos operado pelo Decreto n° 9.741/2019 em relação ao diversos Ministérios do Governo Federal, nem o bloqueio temporário de 30% dos recursos repassados pelo Ministério da Educação às universidades federais violaram qualquer direito constitucional, tendo sido instituídos em régia observância às normas legais financeiras e orçamentárias do direito pátrio.”

A Advocacia-Geral da União argumenta que “após a divulgação do primeiro relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas primárias, constatou-se uma redução nas previsões de arrecadação ao longo do exercício de 2019”.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...