- PUBLICIDADE -

Água pode ter sido trazida à Terra por meteoritos

Água pode ter sido trazida à Terra por meteoritos
- PUBLICIDADE -

A sugestão foi feita em estudo publicado por cientistas de universidade na Austrália.

Um novo estudo publicado na revista Science aponta que a água do planeta Terra foi trazida por meteoritos que caíram em solo terrestre nos últimos milhares de anos. 

De acordo com os cientistas responsáveis pelo estudo, a água na Terra não surgiu ao mesmo tempo que o planeta, mas foi sendo trazida ao longo dos anos. 

Para alcançar a essa conclusão, um grupo de cientistas da Universidade de Sidney, na Austrália, analisou nove meteoritos originados em asteroides que existiram há 4,5 bilhões de anos e caíram no planeta no último século. 

Formados de gelo, quando derreteram, a água e outros elementos fluídos se movimentaram de uma parte para outra — evidência que foi encontrada quando os pesquisadores analisaram a distribuição de urânio e isótopos de tório nas pedras espaciais. 

Segundo os cientistas, ambos os elementos tem um período de vida bastante curto, o que sugere que a sua presença não pode ser mais antiga do que alguns milhões de anos. 

De acordo com o site GizModo:

“Os condritos carbonáceos são um grupo especial de meteoritos cujas origens remontam à formação do sistema solar. Quando pedaços deles são encontrados na Terra, eles contêm fragmentos valiosos de informação, como minerais que só aparecem na presença de água e compostos orgânicos como aminoácidos – alguns dos blocos que fizeram parte dos primeiros momentos da vida no universo.

Como resultado, os condritos carbonáceos se tornaram as principais referências de como a água acabou na Terra. Uma ótima maneira de saber com certeza seria se um condrito viesse à Terra com água. E embora seja algo raro entre seus compatriotas meteoríticos caídos, o condrito ainda causa impacto na Terra com regularidade.”

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -