Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Alemanha Nazista e a sua estranha relação com os animais

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Alemanha Nazista e a sua estranha relação com os animais
COMPARTILHE

O amor aos animais e o fanatismo racial andaram lado a lado na Alemanha Nazista.

O historiador Jan Mohnhaupt, autor do livro “Animais no nacional-socialismo”, afirma que “quem quiser aprender algo sobre a arbitrariedade e a contradição” do regime da Alemanha Nazista “não deve negligenciar o papel dos animais”.

“Às vezes eles serviam de exemplo, às vezes como inimigo, às vezes eram apenas um meio para atingir um fim”, acrescentou¹ Mohnhaupt.

Os cães favoritos do ditador Adolf Hitler eram os pastores-alemães, uma raça de cachorro obediente e que se assemelha ao ancestral lobo. 

Hitler admirava lobos. Ele gostava de ser chamado pelo apelido de “lobo” por amigos. Seus quartéis-generais na 2ª Guerra Mundial chamavam-se “Wolfsschlucht” (desfiladeiro do lobo) ou “Wolfsschanze” (fortaleza do lobo).

Em 1928, o ministro da Propaganda no nazismo, Joseph Goebbels, ameaçou os políticos da República de Weimar na campanha eleitoral: “Viemos como inimigos! Como o lobo que invade o rebanho de ovelhas, assim viemos.” 

ANIMAIS DIGNOS E INDIGNOS

Assim como os humanos, os animais foram divididos pelos nazistas em vidas “dignas” e “indignas”. 

Enquanto grandes felinos, como leões e panteras, eram admirados, o escritor nazista Will Vesper caracterizou os gatos domésticos como “traiçoeiros, falsos e antissociais”, porque eles perseguiam os populares pássaros cantantes.

De acordo com Vesper, os gatos seriam os “judeus entre os animais”, o que remete a uma triste tradição comum na Europa: na Idade Média, presumia-se que gatos e judeus estivessem em aliança com o diabo.

Os porcos também tinham uma imagem positiva na visão de mundo nazista. Outros animais “importantes para os esforços de guerra” eram criados em escolas: bichos-da-seda.

Referências: [1]
- PUBLICIDADE -
Error: Embedded data could not be displayed.
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM
Error: Embedded data could not be displayed.