Português   English   Español

Novo algoritmo do Facebook persegue sites conservadores

facebook-censura

O novo algoritmo para remoção do conteúdo de alguns perfis do Facebook dos feeds de notícias dos usuários impactou negativamente os sites conservadores e impulsionou alguns portais com viés esquerdista, revelou uma análise da The Western Journal.

Até o momento, o tráfego no Facebook de sites que seguem a agenda politicamente correta aumentou 2% desde que as mudanças de algoritmo foram implementadas no início de fevereiro de 2018.

Por outro lado, sites conservadores perderam uma média de 14% do tráfego no Facebook.

Essa mudança de algoritmo, intencional ou não, tem realmente censurado pontos de vista conservadores na maior plataforma de mídia social do mundo. Ela tem ramificações que, a curto prazo, estão fazendo com que perfis conservadores reduzam ou parem totalmente de publicar conteúdo na plataforma.

Gráfico mostra o impacto negativo e positivo do novo algoritmo do Facebook no engajamento de mídias dos Estados Unidos

Exemplo: New York Post vs. New York Daily News

O caso em questão analisa dois jornais rivais da cidade de Nova York.

New York Post e New York Daily News são semelhantes em muitos aspectos, com exceção das suas inclinações editoriais. O Post é bem conhecido como um jornal com viés de direita, enquanto o Daily News tem uma inclinação estabelecida para a esquerda.

Após a mudança no algoritmo do Facebook, NY Daily News teve um aumento de 24,18% no tráfego do Facebook, enquanto o tráfego do NY Post caiu 11,44% no mesmo período.

Estes resultados são semelhantes aos encontrados pela análise realizada pelo jornal The Outline. No entanto, enquanto o The Outline analisou o engajamento dos usuários no próprio Facebook, o The Western Journal analisou o tráfego real que foi dirigido aos jornais através do Facebook, o que afeta diretamente a receita desses sites.

 

Leia o estudo completo no site do The Western Journal

RENOVA Mídia precisa do seu apoio para continuar em funcionamento. Conheça nossa história e faça sua doação (boletou ou cartão) através da plataforma ApoiaSe. Clique AQUI e faça sua parte.

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Deixe seu comentário

Veja também...