“Estão pagando essa gasolina com ouro de sangue”, diz Guaidó sobre petroleiros enviados pelo Irã à Venezuela.
Juan Guaidó, presidente interino da Venezuela, disse, nesta quarta-feira (20), que a aliança entre Irã e a narcoditadura de Nicolás Maduro ameaça a segurança da América Latina.
O comentário foi feito por Guaidó após o regime islâmico em Teerã emitir um alerta para “consequências” se os Estados Unidos impedirem a entrega de 1,5 milhão de barris de petróleo iraniano a caminho do território venezuelano no tanque de 5 petroleiros.
Os petroleiros Fortune, Forest, Petunia, Faxon e Clavel passaram¹ pelo Canal de Suez, no Egito, nas duas primeiras semanas de maio. O regime chavista prometeu usar Marinha e Aeronáutica para proteger os navios iranianos.
Durante uma videoconferência organizada pelo Diálogo Interamericano, Guaidó afirmou² que o vínculo de Maduro com o Irã “deve ser motivo de alarme” para o continente americano como um todo:
“Estamos muito preocupados com a segurança da Venezuela e da América Latina por essa tentativa de presença iraniana em solo venezuelano não autorizado pelo Parlamento nacional.”
O envio do combustível faz parte de um acordo³ de US$ 900 milhões, pagos com o ouro do povo venezuelano ao regime islâmico de Teerã.
Ainda durante a videoconferência, Guaidó completou:
“Estão pagando essa gasolina com ouro de sangue, sem contratação e aprovação do Parlamento nacional.”
Referências: [1][2][3]