Português   English   Español

Alvo de críticas de Bolsonaro, BNDES abre informações de empréstimos

Alvo de críticas do presidente eleito Jair Bolsonaro, o BNDES decidiu abrir ao público informações de empréstimos e investimentos feitos pelo banco nos últimos anos.

Ao anunciar o nome do futuro presidente do banco estatal, Joaquim Levy, o futuro chefe de Estado disse que, em seu governo, a caixa-preta do BNDES seria aberta.

Jair Bolsonaro se refere a empréstimos feitos pelo banco, nas gestões do PT, a empresas que acabaram investigadas pela operação Lava Jato, como Odebrecht e JBS.

Até 2015, o BNDES mantinha sigilo sobre todas as operações. Naquele ano, o banco perdeu uma causa no STF  após tentar proteger do envio de dados ao TCU.

Após a derrota, o BNDES enviou todo seu banco de dados ao TCU, em 2016. E no ano passado os dois passaram a discutir a abertura dos dados no site do banco, o que foi concluído agora.

Nesta terça-feira (27), segundo informações da Folha, o banco informou que passou a publicar também informações sobre investimentos feitos pela BNDESPar, braço de aplicação em renda variável do banco, desde 2012.

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter