Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Amazônia nem sempre foi esta floresta tropical, diz arqueóloga

Amazônia nem sempre foi esta floresta tropical, diz arquéologa
COMPARTILHE

“Não acho que as pessoas sabem que a Amazônia mudou de aparência”, diz Al-Shamahi.

Milhares de imagens pintadas em rochas na Floresta Amazônia foram descobertas no ano passado, mas reveladas apenas dias atrás, quando tomamos conhecimento que uma equipe do Channel 4 está gravando uma grande série sobre o achado. 

A rede de televisão britânica, criada por um ato do Parlamento, enviou a paleoantropóloga Ella Al-Shamahi à Colômbia como apresentadora do documentário. 

O local é tão remoto que, depois de duas horas de carro a partir da cidade de San José del Guaviare, uma equipe de arqueólogos e cineastas caminhou a pé por cerca de quatro horas. 

Como muitos devem saber, a Colômbia é uma terra dilacerada depois de 50 anos de guerra civil entre guerrilhas e o governo federal. 

O território onde as pinturas foram descobertas estava completamente fora dos limites da exploração até recentemente. Ainda é necessário negociações cuidadosas para entrar com segurança no local. 

Em rochas localizadas ao longo de 13 quilômetros do território colombiano, os exploradores encontraram milhares de imagens de animais – alguns até extintos — e de humanos criadas há mais de 12.500 anos

Pinturas de 12,5 mil anos atrás são encontradas na Floresta Amazônica
Imagem: Marie-Claire Thomas / Wild Blue Media

Ella Al-Shamahi observou: 

“Uma das coisas mais fascinantes foi ver a megafauna da era do gelo porque é um claro sinal do tempo. Não acho que as pessoas sabem que a Amazônia mudou de aparência. Nem sempre foi essa floresta tropical.”  

E acrescentou: 

“Quando você olha para um cavalo ou mastodonte nessas pinturas, é claro que eles não viveriam numa floresta. Eles são muito grandes.”  

A apresentadora completou: 

“Eles não estão apenas dando pistas sobre quando foram pintados por algumas das primeiras pessoas — isso em si é simplesmente estonteante — mas também estão dando pistas sobre como este local poderia ser: mais parecido com uma savana.” 

As pinturas estão sendo filmadas por uma equipe de televisão. | Imagem: Ella Al-Shamahi 

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

PUBLICIDADE