América Latina diante do ‘efeito Bolsonaro’

Idiomas:

Português   English   Español
América Latina diante do 'efeito Bolsonaro'
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Os vizinhos do Brasil se preparam para um “efeito Bolsonaro” regional, após a vitória do líder de direita nas eleições presidenciais de domingo (28).

Analistas avaliam que os efeitos do resultado eleitoral do Brasil terão reflexos em toda a América Latina em matéria de política externa, segurança, comércio e até nas estratégias das campanhas políticas.

A vitória de Jair Bolsonaro confirma o avanço dos governos de direita sobre a esquerda hostil aos Estados Unidos, assim como nas recentes eleições de Mauricio Macri na Argentina, Sebastián Piñera no Chile e Mario Abdo Benítez no Paraguai.

“Os Estados Unidos estão retomando o terreno que haviam perdido na América Latina, em um contexto de luta global com a China pelos recursos naturais, mercados e apoio político. Não há lugar na América Latina onde Washington não tenha recuperado a posição perdida” na década de 2000, assinalou o especialista Pablo Seman, da AFP.

Com o presidente republicano Donald Trump na Casa Branca, “os homens fortes têm vantagem” na política externa dos Estados Unidos, disse à AFP o analista americano Michael Shifter.

 

Adaptado da fonte AFP

Newsletter RENOVA

Receba diariamente as principais notícias do Brasil e do Mundo.

Curta e compartilhe esta notícia

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário

Veja outras notícias em destaque