Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

América Latina diante do ‘efeito Bolsonaro’

Tarciso Morais

Tarciso Morais

América Latina diante do 'efeito Bolsonaro'
COMPARTILHE

Os vizinhos do Brasil se preparam para um “efeito Bolsonaro” regional, após a vitória do líder de direita nas eleições presidenciais de domingo (28).

Analistas avaliam que os efeitos do resultado eleitoral do Brasil terão reflexos em toda a América Latina em matéria de política externa, segurança, comércio e até nas estratégias das campanhas políticas.

A vitória de Jair Bolsonaro confirma o avanço dos governos de direita sobre a esquerda hostil aos Estados Unidos, assim como nas recentes eleições de Mauricio Macri na Argentina, Sebastián Piñera no Chile e Mario Abdo Benítez no Paraguai.

“Os Estados Unidos estão retomando o terreno que haviam perdido na América Latina, em um contexto de luta global com a China pelos recursos naturais, mercados e apoio político. Não há lugar na América Latina onde Washington não tenha recuperado a posição perdida” na década de 2000, assinalou o especialista Pablo Seman, da AFP.

Com o presidente republicano Donald Trump na Casa Branca, “os homens fortes têm vantagem” na política externa dos Estados Unidos, disse à AFP o analista americano Michael Shifter.

 

Adaptado da fonte AFP
- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram