Português   English   Español

Angela Merkel ameaçada por novo revés eleitoral na Alemanha

Chanceler Angela Merkel ameaçada por novo revés eleitoral

Duas semanas depois da decepção eleitoral na Baviera, a chanceler alemã Angela Merkel e sua coalizão governamental estão ameaçadas por uma nova derrota nas eleições regionais de domingo em Hesse.

A chanceler da Alemanha parece antecipar-se a um revés com o pedido de para que a eleição local não extrapole a nível nacional.

Mas voltou a provocar especulações sobre seu futuro político com uma pequena frase que repercutiu na imprensa alemã. Angela Merkel declarou:

Todos que tentaram organizar sua sucessão falharam completamente. E é assim que deve ser.

Mas ela demonstrou que não está indiferente à eleição de domingo (28). Merkel intensificou a participação nos comícios para apoiar o atual dirigente da CDU em Hesse, Volker Bouffier.

Caso a coligação governista perca as eleições em Hesse, a situação pode ficar ainda mais desconfortável para Merkel, que em dezembro deve ser confirmada ou não como líder de seu partido.

As pesquisas mostram a mesma tendência: como a nível federal, a direita conservadora perde fôlego. Em Hesse tem 26% das intenções de voto, 12 pontos a menos que em 2013.

Como no restante da Alemanha, os eleitores de Hesse parecem cansados das brigas internas da grande coalizão que governa o país, em particular sobre a migração.

 

Adaptado da fonte AFP

Deixe seu comentário

Veja também...