Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Anomalia no campo magnético da Terra pode provocar caos

NASA investiga anomalia no campo magnético da Terra, que pode provocar caos nas comunicações.

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Cientistas intrigados com comportamento atípico do campo magnético da Terra
COMPARTILHE

Vital para a vida no nosso planeta, o campo magnético da Terra é uma força complexa e dinâmica, que nos protege da radiação cósmica e das partículas carregadas do Sol.

O campo guia bússolas e migrações de animais, mas também age como seu escudo protetor, repelindo partículas energéticas que vêm do Sol.

Este importante campo, no entanto, tem um ponto excepcionalmente fraco, que fica sobre a América do Sul e o sul do Oceano Atlântico, batizada de “Anomalia do Atlântico do Sul”.

A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, que monitora essa anomalia, notou uma “pequena evolução” nessa região de menor intensidade do campo magnético da Terra, destaca a emissora BBC.

O interesse dos norte-americanos é simples: a existência desta anomalia pode causar grandes problemas para satélites e espaçonaves.

Isso porque o Sol expele um fluxo constante de partículas. E, na região da anomalia, a radiação dessas partículas pode derrubar computadores de bordo e a coleta de dados de satélites, gerando um caos nas comunicações mundiais.

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM