Artigo 142: o que diz o texto citado por Janaina pra ameaçar Bolsonaro

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

O artigo citado por Janaina afirma que as Forças Armadas estão “sob a autoridade suprema do Presidente da República”.

O Artigo 142 da Constituição Federal estabelece as diretrizes sobre o funcionamento e a atuação das Forças Armadas do Brasil.

De acordo com o texto, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica estão “sob a autoridade suprema do Presidente da República”, com o objetivo de implementar a “defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

Na manhã desta quinta-feira (2), a deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) citou o Artigo 142 para ameaçar o presidente Bolsonaro através de mensagem na rede social Twitter.

Demonstrando irritação com o compartilhamento de um vídeo no perfil oficial do chefe do Executivo, Paschoal declarou:

“Se o Sr não parar com essas postagens, os militares vão para a rua para retirar o Sr, com base no artigo 142 da Constituição Federal. Meu povo sofrendo e o Sr fazendo graça! Pelo amor de Deus, amadureça!”

Em outubro do ano passado, a população voltou a se interessar pelo Artigo 142 após o presidente da República, Jair Bolsonaro, tocar no assunto depois de ser questionado por jornalistas sobre os protestos violentos que estavam assolando o Chile.

Na ocasião, como noticiou a RENOVA, Bolsonaro citou diretamente o artigo:

“Não podemos ser surpreendidos, temos que ter a capacidade de nos antecipar a problemas […] A gente se prepara para usar o artigo 142, que é pela manutenção da lei e da ordem, caso eles venham a ser convocados por um dos três poderes.”

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.