Astrônomos americanos descobrem 12 novas luas em Júpiter

Idiomas:

Português   English   Español
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Uma delas foi chamada de “excêntrica” pelos cientistas por ter órbita diferente de suas vizinhas. Possível colisão poderia ser vista da Terra. Com a descoberta, sobem para 79 os satélites conhecidos de Júpiter.


Os astrônomos continuam encontrando luas em Júpiter, 400 anos depois de Galileu Galilei ter usado sua luneta para identificar as primeiras delas.

Nesta terça-feira (17), um grupo de cientistas dos Estados Unidos anunciou ter descoberto 12 novos satélites orbitando o planeta gigante.

Com a revelação, que inclui ainda uma lua “excêntrica” em provável rota de colisão com as outras, sobe para 79 o número total de luas em torno do astro – que, além de ser o maior do Sistema Solar, é também o planeta com mais luas em sua órbita.

Siga a RENOVA no TWITTER e acompanhe todas as notícias em tempo real.

Segundo os cientistas responsáveis pela descoberta, as novas luas provavelmente são objetos que se formaram perto de Júpiter durante os primórdios do Sistema Solar e foram “capturados” pela força gravitacional do planeta.

 

Com informações da DW

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...