Astrônomos descobrem estrelas que distorcem o espaço-tempo

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Formado por duas estrelas anãs vermelhas, um sistema binário praticamente invisível é capaz de distorcer o espaço-tempo.

O comportamento da estrela Gaia16aye, na constelação de Cisne, a 2,5 mil anos-luz da Terra, nunca tinha sido visto anteriormente.

Em 2016, esta estrela aparentemente ressuscitou com um brilho que parecia indicar um supernova. Porém, o brilho incomum durou apenas um dia. No outro, ela já estava escura novamente. 

Esse padrão incomum intrigou muitos astrônomos, que passaram a observar a estrela com ainda mais atenção para compreender os últimos acontecimentos.

Nos meses seguintes, o evento incomum foi observado outras vezes. 

Os cientistas então deduziram que algum objeto nas proximidades da Gaia16aye estaria alterando o espaço-tempo em torno da estrela, ampliando a sua luminosidade de tempos em tempos.

Agora, quatro anos após a primeira observação, os astrônomos determinaram quem seria o causador da distorção.

De acordo com os especialistas, o culpado por tudo é um sistema binário praticamente invisível, formado por duas estrelas anãs vermelhas que orbitam um mesmo centro gravitacional. 

Sua luz é tão fraca que não é possível enxergá-las da Terra, mas, mesmo assim, os cientistas conseguiram determinar algumas características como massa, distância e órbita, através do efeito causado em Gaia16aye.

“Não vemos esse sistema, mas ao analisar seus efeitos fomos capazes de determinar tudo sobre ele”, explica o astrônomo Przemek Mróz, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, segundo o site TecMundo.

Representação das anãs vermelhas distorcendo o espaço-tempo | Imagem: Maciej Rebisz/Science Alert

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.