Com base em dados da missão K2 do telescópio Kepler, da NASA, uma equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) encontrou um planeta bastante parecido com a Terra.
O planeta orbita a cada 3,14 dias em sua própria estrela — assim como a proporção numérica de Pi (π) — a cerca de 81 km/s.
Apesar da relação com o Pi, o novo planeta não é chamado dessa forma, sendo identificado como K2-315b. A massa dele ainda não foi determinada, mas é previsto que ele também seja terrestre.
“O planeta se move com uma regularidade imensa”, afirmou Prajwal Niraula, um dos autores do estudo que foi publicado na última segunda-feira (21), de acordo com a revista Exame.
Ao contrário da Terra, o novo planeta muito provavelmente não é habitável.
De acordo com os pesquisadores, a órbita do K2-315b faz com que ele se aproxime muito de sua estrela até que a sua superfície fique a uma temperatura de 450 kelvins, ou cerca de 176,85 ºC.
Apesar de não ser habitável, os astrônomos acreditam que o planeta é um candidato promissor para “estudar as características de sua atmosfera”.