O chefe do Vaticano enviou uma dura resposta ao pedido de mediação feito pelo ditador venezuelano Nicolás Maduro.
O documento enviado pelo papa Francisco foi obtido pelo jornal italiano Corriere della Sera e publicado nesta quarta-feira (13).
Na foto publicada pelo periódico, é possível ler no cabeçalho da carta que ela é dirigida a “Sua Excelência o Sr. Nicolás Maduro”, sem se referir a ele como presidente da Venezuela.
O porta-voz interino do Vaticano, Alessandro Gisotti, não confirmou nem negou o envio da carta, que é data de fevereiro.
Segundo a carta, o papa Francisco lamentou:
“Infelizmente todas as tentativas [de mediação] foram interrompidas porque o que foi decidido nas reuniões não foi seguido por gestos concretos para alcançar os acordos.”
Na carta, de acordo com a Folha, o papa lembra que o Vaticano esteve envolvido no passado sem sucesso em outras tentativas de mediação e adverte Nicolás Maduro, com um tom elegante, que, embora sempre tenha apoiado o diálogo, exige que esse diálogo tenha como objetivo, “acima tudo, o bem comum”.
O conteúdo do texto é uma resposta dura e decisiva do papa Francisco ao pedido de mediação feito no início de fevereiro por Maduro para interceder na crise venezuelana, conforme noticiou a RENOVA.
O ditador da #Venezuela, Nicolás Maduro, disse que enviou uma carta ao papa Francisco para pedir ajuda para instaurar um diálogo político no país.https://t.co/xhDpkhSKIL
— RENOVA (@RenovaMidia) February 5, 2019