A participação dos Correios no setor de e-commerce brasileiro caiu quase 20% nos últimos seis anos.
A informação foi publicada em um estudo conduzido pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) e reproduzido pela revista Veja.
O relatório apontou que a atuação dos Correios no setor de e-commerce passou de 81%, em 2013, para 62,5% neste ano. No mesmo período, o uso de transportadoras privadas mais do que dobrou. O índice saltou de 15% para 33,4%.
Segundo o estudo da Abcomm, a procura pelos Correios entre lojistas com faturamento acima de R$ 10 milhões mensais caiu para menos de 30%.
Os maiores dependentes dos serviços da estatal são micro e pequenas empresas que não possuem condições de arcar com os custos de uma frota própria ou das transportadoras terceirizadas.
O presidente da Abcomm, Mauricio Salvador, afirmou que os resultados da pesquisa reforçam a necessidade de se privatizar os Correios.
Apesar de o presidente da estatal, general Juarez Aparecido Cunha, não enxergar a privatização da estatal com bons olhos, o presidente da República, Jair Bolsonaro, já confirmou que deu o “sinal verde” para os estudos de viabilidade para venda da empresa.