- PUBLICIDADE -

Aumenta movimentação em talude de mina em Barão de Cocais

Aumenta movimentação em talude de mina em Barão de Cocais

- PUBLICIDADE -

A aceleração da velocidade de movimentação do talude, que há uma semana era de apenas 15 centímetros por dia, chegou aos 42 centímetros.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou neste domingo (2) que a velocidade de movimentação do talude norte, da mina Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais, chegou aos 42 centímetros por dia.

Até o momento não foi possível catalogar os deslocamentos em pontos isolados e permanece ainda a tendência de escorregamento do talude para o fundo da cava.

A preocupação com o desabamento do talude é de que a vibração causada seja suficiente para romper a barragem de rejeitos, atingindo o distrito de Barão de Cocais em cinco minutos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Barão de Cocais, Juvenal Caldeira, não vê a aceleração da movimentação com muita preocupação.

“Ele não está descendo de uma vez. O medo que o pessoal tinha colocado antes era o talude descer, bater na serra e provocar uma vibração. Mas o que está acontecendo é que ele não está descendo inteiro, mas trincando em vários pedaços. Então a chance de ele cair de uma vez e causar essa vibração [que poderia levar ao rompimento da barragem] é quase zero”, disse o secretário, segundo o Estadão.

PUBLICIDADE

- PUBLICIDADE -

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -