Português   English   Español

Áustria restringe uso de véu islâmico em escolas

Áustria restringe uso de véu islâmico em escolas
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

O governo direitista do chanceler Sebastian Kurz já reconheceu várias vezes que seu objetivo é evitar o uso do véu por garotas muçulmanas.

O Parlamento da Áustria aprovou nesta quarta-feira (15) uma lei que proíbe meninas muçulmanas com idades entre seis e dez anos de usar o véu nas escolas.

Desde novembro do ano passado, meninas menores de seis anos já estavam proibidas de usar o véu nas creches austríacas.

A principal associação islâmica do país anunciou nesta quinta-feira (16) que tentará reverter a legislação que considera “discriminatória”.

A legislação austríaca veta “o uso de indumentária ideológica ou religiosa que ajude a cobrir a cabeça”, embora estabeleça exceções por razões médicas ou climáticas.

A kipá – dos judeus – e o patka – usado por jovens que professam o sikhismo – no entanto, estão isentos da proibição porque não cobrem “todo o cabelo ou a maior parte”.

O texto evita definir que o véu islâmico é proibido para impedir que o Tribunal Constitucional considere a lei discriminatória, por se dirigir aos fiéis de um único credo, informa a agência EFE.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...