Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Banco Central garante que economia do Brasil ganhou tração

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Banco Central garante que economia do Brasil ganhou tracao
Imagem: CHARLES SHOLL/FUTURA PRESS/AE/JC
COMPARTILHE

Expectativa é de aceleração nos próximos trimestres. Banco Central demonstra otimismo.

Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a diretoria do Banco Central concluiu que a economia do Brasil ganhou “tração”. O documento foi divulgado nesta terça-feira (17).

“Os trimestres seguintes devem apresentar alguma aceleração, que deve ser reforçada pelos estímulos decorrentes da liberação de recursos do FGTS e PIS-Pasep – com impacto mais concentrado no último trimestre de 2019”, afirmou o Copom, segundo a agência EBC.

“Os membros do Copom julgam que as transformações do mercado de crédito e capitais tendem a aumentar a potência da política monetária”, acrescentou o Banco Central.

Os últimos dados da atividade econômica e a maior eficiência do mercado de crédito e capitais podem resultar em uma redução da ociosidade do setor produtivo “mais rápida do que antevisto e, com isso, produzir pressão altista na inflação”, completou o Copom.

Com relação aos preços administrados — energia elétrica, gasolina, gás, transporte público e alimentos –, o Copom considerou “a presença de condições benignas para a ocorrência de reajustes menores nas tarifas de energia elétrica, que já vêm se materializando nos últimos meses e devem prosseguir nos trimestres seguintes”.

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM