Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Beach Tennis: a febre nas areias do Brasil

Lucas Medeiros

Lucas Medeiros

Beach Tennis: a febre nas areias do Brasil
COMPARTILHE

Há quem diga que praticar o beach tennis é como jogar vôlei de praia com raquetes.

Nascido no fim dos anos 70 na cidade de Ravenna, litoral italiano do Mar Adriático, o Beach Tennis ou Tênis de Praia tratava-se apenas de uma atividade recreativa e voltada à socialização dos praticantes.

Entretanto, a partir da sua modernização, com algumas aplicações de regras já utilizadas no tênis, o esporte conquistou seu espaço e deu seus primeiros passos em direção à profissionalização, devido a criação de dimensões de quadra e a fundação da Federação Internacional de Beach Tennis (IBFT), em 1997.

Hoje, a principal responsável pela organização das maiores competições da modalidade é a Federação Internacional de Tênis (ITF).

No Brasil o esporte é regido pela Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT). Por ser um país com 2.095 praias no seu território e 7.491 quilômetros de extensão litorânea, o beach tennis difundiu-se desde sua chegada nas areias das praias do Rio de Janeiro, há onze anos, e espalhou-se rapidamente pelas diversas regiões.

Já demonstrando domínio da nova modalidade, o Brasil conquistou no mesmo ano em Ravenna (2008), o terceiro lugar no campeonato mundial. Dois anos depois, obteve o primeiro lugar na Copa das nações em Aruba (2010).

Hoje o Brasil já é a segunda potência mundial no esporte — ficando atrás apenas da Itália.

Brasil Campeão do Pan-americano de Beach Tennis ITF 2019 – Aruba

Recentemente, em João Pessoa, na Paraíba, foi sediado uma etapa do Torneio Mundial de Beach Tennis, o João Pessoa Open Beach Tennis 2019.

A competição que distribui pontos no ranking mundial da modalidade, foi realizada no mês de setembro e teve 4 dias de duração, levando milhares de expectadores á praia de Tambaú. O evento contou com 18 quadras de beach tennis, uma mega estrutura, e com a presença de atletas de seis países e 445 atletas nacionais, disputando o prêmio da etapa, que foi de US$ 10 mil.

Por ter passado por diversas adaptações para se tornar ainda mais dinâmica e atrativa, a modalidade pouco conhecida do público melhora o condicionamento físico dos praticantes e possui alto gasto calórico – ideal para perda de peso. Atualmente soma mais de um milhões de praticantes pelo mundo e vem crescendo a cada ano, principalmente nos verões, onde garante uma boa diversão a beira mar. 

As categorias e números de jogos variam de acordo com a organização do torneio. As principais categorias são: simples e duplas ambos nos dois naipes (masculino e feminino) e dupla mista. No brasil, os torneios geralmente incluem as categorias: Profissional, A,B, Master + 45 , iniciante e infantil.

Referências: [1][2][3]
- PUBLICIDADE -
Error: Embedded data could not be displayed.
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM
Error: Embedded data could not be displayed.