Hunter Biden apresentou seu pai, o então vice-presidente Joe Biden, a um alto executivo da Burisma, uma empresa de energia da Ucrânia, de acordo com e-mails obtidos pelo jornal New York Post e compartilhados pela Fox News.
A reunião foi mencionada em uma mensagem de agradecimento que Vadym Pozharskyi, um consultor do conselho do Burisma, supostamente enviou a Hunter Biden em 17 de abril de 2015.
A mensagem foi enviada cerca de um ano depois de Hunter ingressar no conselho do Burisma com um salário de quase US$ 50 mil por mês. O texto dizia:
“Caro Hunter, obrigado por me convidar para DC e dar a oportunidade de conhecer seu pai e passar algum tempo juntos. Foi uma grande honra e um grande prazer.”
Algum tempo depois do encontro, Joe Biden, atual candidato democrata à Casa Branca, pressionou funcionários do governo ucraniano a despedir um promotor que investigava a empresa.
Um e-mail anterior — datado de maio de 2014 — também mostra o executivo ucraniano pedindo ao filho de Biden “conselhos sobre como você poderia usar sua influência” em nome da Burisma.