- PUBLICIDADE -

“Big One”: o terremoto que pode devastar a Califórnia

"Big One": o terremoto que pode devastar a Califórnia
- PUBLICIDADE -

Além de fazer parte do Anel de Fogo, o estado da Califórnia também está situado na falha de San Andreas, onde outras duas das enormes placas tectônicas da Terra se encontram.

Os terremotos registrados na Califórnia na última semana lembraram aos moradores que, em algum momento do futuro, o temido tremor conhecido como “Big One” (O Grande) sacudirá o estado norte-americano.

Os tremores de terra da semana passada na Califórnia foram os mais intensos em 20 anos, aumentando a expectativa pelo chamado “Big One”, um megaterremoto com potencial de deixar um grande rastro de destruição e morte nos Estados Unidos.

O esperado megaterremoto potencialmente devastador que, em algum momento, vai atingir o oeste americano a partir de uma gigantesca rachadura chamada falha de San Andreas será resultado da movimentação de duas placas tectônicas que trazem instabilidade sísmica à região.

“[O Big One] não é sobre se ele vai acontecer, mas quando ele vai ocorrer”, dizem os geólogos que estudaram a área, segundo o site UOL.

No ano de 1906, a Califórnia viu um terremoto de magnitude de 7,8 devastar grande parte da cidade de São Francisco, deixando mais de 3 mil mortos, quando a parte central da rachadura se rompeu.

“O Big One será um terremoto de magnitude de 7,8 ou 8 na região da cidade de San Andreas”, disse Lucy Jones, sismóloga de referência na região.

Os cálculos mais conservadores sugerem que um terremoto de magnitude 7,8 nessa região poderia causar cerca de 2 mil mortes e deixar mais de 50 mil feridos. A cidade de Los Angeles seria uma das mais afetadas pelo tremor.

Como explicou a Renova em matéria sobre o Anel de Fogo, o Serviço Geológico dos EUA disse em 2008 que havia 99% de chance de um grande terremoto atingir a Califórnia em um futuro não distante.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -