- PUBLICIDADE -

Bitcoin é um esquema Ponzi, diz Nobel da Economia

Bitcoin é um esquema Ponzi, diz Nobel da Economia
- PUBLICIDADE -

“Isso soa como uma bolha especulativa ou talvez um Ponzi”, diz Krugman.

Paul Krugman, economista e professor da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, voltou a criticar o Bitcoin, mantendo a sua visão negativa em relação ao principal ativo digital do mundo. 

Em um artigo no jornal New York Times, Krugman, que, em 2008, venceu o prêmio Nobel de Economia, afirmou que o Bitcoin não atingiu um papel econômico significativo:

“Hoje nós usamos o Bitcoin para comprar casas e carros, pagar nossas contas, fazer investimentos comerciais e muito mais… Não, espera…Não fazemos nenhuma dessas coisas. Doze anos depois, as criptomoedas quase não desempenham nenhum papel na atividade econômica normal.”

Krugman acrescentou:

“Quase sempre quando ouvimos falar do Bitcoin sendo usado como meio de pagamento é em associação a atividades ilegais, como lavagem de dinheiro ou resgate de hackers, como a Colonial Pipeline teve que pagar.”

As críticas de Krugman não são novidades, afinal, ele nunca gostou das criptomoedas.

Ainda de acordo com o artigo no jornal norte-americano, Krugman continuou:

“Isso soa como uma bolha especulativa ou talvez um Ponzi, as bolhas especulativas são, na verdade, esquemas Ponzi naturais. Mas será que um esquema Ponzi poderia durar tanto tempo? Na verdade, sim.”

E completou:

“Um esquema Ponzi de longa duração requer uma narrativa, e a narrativa é onde a criptomoeda realmente se destaca. Quem promove as criptomoedas usam terminologias para convencer os investidores de que se trata de uma tecnologia revolucionária, mesmo a blockchain sendo antiquada e não tento encontrado casos de uso convincentes.” 

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -