- PUBLICIDADE -

Bola de fogo no céu da Austrália após lançamento de satélite russo

Bola de fogo no céu da Austrália após lançamento de satélite russo
- PUBLICIDADE -

A maioria das pessoas no centro de Vitória e no norte da Tasmânia viram a brilhante bola de fogo atravessando o céu. 

Imagens incríveis capturadas na Austrália, na última sexta-feira (22), mostram o que provavelmente era um dos estágios finais do lançamento de um foguete da Rússia

O acontecimento provocou um show de luzes que foi visto nas partes sudeste do território australiano. Confira no vídeo abaixo.

Um site russo de notícias espaciais destacou¹ que o lançamento fez parte do projeto EKS OiBU, que tem como objetivo o transporte de satélites ao espaço. 

O principal objetivo do governo Vladimir Putin é o de criar uma rede interligada para alertar sobre possíveis ataques de mísseis contra a Rússia.

A maioria das pessoas no centro de Vitória e no norte da Tasmânia, que viram a brilhante bola de fogo atravessando² o céu, não entenderam do que se tratava, pensando que poderia ser um asteroide ou rocha adentrando nossa atmosfera.

“Uma bola de fogo massiva voando pelo norte de Ballarat. Parecia um avião em chamas ou um meteoro”, escreveu um internauta.

No entanto, de acordo com Jonti Horner, professor de astrofísica da Universidade do Sul de Queensland, a “velocidade lenta, de cerca de seis quilômetros por segundo, é um sinal muito revelador de que se trata de lixo espacial”. 

“O fato de ele se mover lentamente e em um ângulo raso, e uma grande quantidade de desintegração ocorrer, revelou que não era uma espaçonave alienígena, um meteoro ou um cometa”, disse³ o astrônomo Perry Vlahos.

Referências: [1][2][3]
PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -