Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Bolívia ampliou queimadas controladas antes de incêndios na Amazônia

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Bolívia ampliou queimadas controladas antes de incêndios na Amazônia
COMPARTILHE

“Em ambos os departamentos, a queima controlada é permitida de acordo com as regulamentações em vigor”, diz o decreto de Morales.

No dia 9 de julho deste ano, o presidente da Bolívia, Evo Morales, aprovou a modificação do “Decreto Supremo (DS) 26075” através da promulgação do DS 3973, que abordava terras de produção florestal permanente.

Segundo o jornal local El País, o novo decreto altera em particular o artigo 5º do anterior, estabelecendo que:

“Nos departamentos de Santa Cruz e Beni, a compensação é autorizada para atividades agrícolas em terras privadas e comunitárias enquadradas no manejo integral sustentável de florestas e terras. (…) Em ambos os departamentos, a queima controlada é permitida de acordo com as regulamentações em vigor nas áreas classificadas pelo Plano de Uso da Terra (PLUS) como aptas.”

O argumento do governo esquerdista da Bolívia para essa medida baseia-se em gerar maior crescimento econômico através da ampliação das áreas para cultivo.

Nas palavras do presidente Morales, durante o ato de promulgação do decreto, o objetivo é que “a Bolívia cresça economicamente, não apenas com base em recursos naturais não renováveis, mas também com base na questão agrícola”.

O líder boliviano acrescentou que no país “não pode haver primeiro ou segundo departamentos” para o desenvolvimento, porque “todos temos os mesmos direitos e deveres”.

Pouco mais de um mês após assinar o decreto, com uma área de pelo menos 500 mil hectares consumida pelo fogo, a Bolívia sofre com o maior incêndio de sua história recente.

A nuvem de fumaça que sai de Roboré, município do departamento de Santa Cruz, um dos beneficiados com o decreto do líder indígena, chegou, inclusive, a cidades do Brasil que ficam perto da fronteira boliviana, como noticiou a RENOVA.

- PUBLICIDADE -
Error: Embedded data could not be displayed.
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM
Error: Embedded data could not be displayed.