- PUBLICIDADE -

Bolsonaro aciona STF para derrubar restrições no DF, BA e RS

PF investiga planejamento de atentado contra Jair Bolsonaro
Imagem: MYKE SENA/METROPOLES

Na prática, isso dificultaria a adoção de medidas urgentes para combater a pandemia.

- PUBLICIDADE -

O presidente da República, Jair Bolsonaro, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar decretos dos governos do Distrito Federal, da Bahia e do Rio Grande do Sul.

Os governos destes Estados determinaram restrições de circulação de pessoas diante do aumento expressivo do número de mortes e transmissão do coronavírus.

Na ação, o governo federal pede que o STF determine que o fechamento de atividades não essenciais durante a pandemia só pode ter por base uma lei aprovada pelo Legislativo, e não decretos de governadores.

O texto do Planalto requer à Corte que se “estabeleça que, mesmo em casos de necessidade sanitária comprovada, medidas de fechamento de serviços não essenciais exigem respaldo legal e devem preservar o mínimo de autonomia econômica das pessoas, possibilitando a subsistência pessoal e familiar”.

“Bem, entramos com uma ação hoje [quinta]. Ação direta de inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal exatamente buscando conter esses abusos. Entre eles, o mais importante, é que a nossa ação foi contra decreto de três governadores”, disse o presidente.

PUBLICIDADE

- PUBLICIDADE -

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -