A importância das redes sociais para o processo eleitoral não pode ser menosprezada. Trump é o maior exemplo disso.
Internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Israelita Alberto Einstein, o candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, tem nas redes sociais o único canal de comunicação com seu público.
Na noite desta quinta-feira (13), através do seu perfil oficial no Twitter, Bolsonaro divulgou uma imagem celebrando os 1,4 milhão de seguidores na rede social.
🇧🇷👆🏻👉🏻👉🏻 pic.twitter.com/1EPQq1lqKy
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 13, 2018
O candidato do PSL tem realmente motivos para comemorar. Apesar de não ser o presidenciável com o maior número de seguidores, o engajamento do público com suas publicações no Twitter está em um patamar superior aos demais.
A candidata da Rede ao Planalto, Marina Silva, segue na liderança quando o assunto é a rede social de Jack Doersey.
- Marina Silva (Rede) | 1,8 milhão
- Jair Bolsonaro (PSL) | 1,4 milhão
- Geraldo Alckmin (PSDB) | 982 mil
- Fernando Haddad (PT) | 657 mil
- Alvaro Dias (Pode) | 348 mil
- Ciro Gomes (PDT) | 278 mil
- João Amoêdo (Novo) | 175 mil
- Guilherme Boulos (PSOL) | 120 mil
- Henrique Meirelles (MDB) | 60,3 mil
- José Maria Eymael (DC) | 22,9 mil
- Cabo Daciolo (Patriota) | 8,9 mil
Ainda utilizando a primeira colada da lista acima como exemplo. Vamos observar o engajamento com o tuíte fixado pelo perfil oficial de Marina Silva no Twitter.

Apesar dos quase 500 mil seguidores a mais que Bolsonaro, o engajamento do seu público com o conteúdo propagado não se compara com o do capitão reformado no Twitter.
Vamos utilizar o tuíte do início desta matéria como comparação. A foto foi publicada por Bolsonaro 5 horas depois do vídeo da campanha de Marina. Mesmo assim, o engajamento foi extremamente superior. Confira abaixo.