A nomeação do general Joaquim Silva e Luna para o cargo de diretor-geral da usina hidrelétrica Itaipu foi publicada nesta quinta-feira (21) no Diário Oficial da União (DOU).
A decisão tem a assinatura do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do almirante Bento Costa Lima Leite, ministro de Minas e Energia.
O general Joaquim Silva e Luna, que foi ministro da Defesa do governo do ex-presidente Michel Temer, substitui Marcos Vitório Stamm, que teve a demissão anunciada no DOU.
O vice-almirante Anatalício Risden Júnior também foi nomeado nesta quinta-feira (21) para o cargo de diretor financeiro executivo da hidrelétrica de Itaipu.
A usina é responsável por 17% da energia consumida no Brasil. Como você viu na RENOVA, Bolsonaro estuda a revisão do acordo entre Brasil e Paraguai sobre energia da hidrelétrica.
Atualmente, o contribuinte brasileiro paga o dobro do que os paraguaios pela energia produzida pela usina hidrelétrica. O acordo foi firmado em 2009 pelos então presidentes Lula da Silva e Fernando Lugo.