Jair Bolsonaro é destaque na revista ‘Americas Quarterly’

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

A revista Americas Quarterly – uma das mais respeitadas nos quesitos política e economia da América Latina – publicou edição com Jair Bolsonaro na capa.

Na edição com o título “América Latina primeiro?“, o jornalista Brian Winter faz “uma análise das eleições de 2018 na região — e explica por que nacionalistas anti-establishment estão subindo nas pesquisas de opinião“.

Na capa da publicação, podemos ver Bolsonaro ao lado de Obrador, um pré-candidato à presidência do México.

Brian Winter declarou no artigo de abertura da edição intitulado “Os outsiders da América Latina“:

Um deles é um mexicano da esquerda. O outro, um representante brasileiro da ultradireita. Eles são tão diferentes, que provavelmente prefeririam nunca aparecer lado a lado na nossa capa.

Mas Andrés Manuel López Obrador e Jair Bolsonaro têm algo significativo em comum: ambos são nacionalistas que fizeram do combate contra as elites corruptas seu principal grito de guerra. Isso pode ser uma fórmula vencedora em um ano em que dois a cada três latino-americanos elegerão um novo presidente, e a revolta dos eleitores em relação à corrupção nunca foi tão grande.

Em outra matéria intitulada “Falha no sistema: Por trás da ascensão de Jair Bolsonaro“, Brian tenta explicar para o mundo os motivos que estão colocando o deputado federal do Rio de Janeiro perto da liderança do Brasil.

Nos últimos meses de 2017, passei inúmeras horas entrevistando os Bolsonaros e seus apoiadores, numa tentativa de entender melhor a surpreendente ascensão da família e as principais forças que tornaram isso possível. Ao fazê-lo, tenho certeza de que vou ser acusado de “normalizar” seus pontos de vista por aqueles que insistem que a mídia não deve “oferecer uma plataforma” às vozes mais intolerantes da política. A esse argumento, eu respondo: Como isso funcionou com Donald Trump?

Editor-chefe da Americas Quarterly e uma das principais vozes da grande mídia sobre política da América Latina, Brian Winter compara o crescimento de Bolsonaro com o efeito que produziu vitórias importantes da direita nos últimos anos mundo afora.

O que eu descobri? A hipótese mais óbvia, de que Bolsonaro faz parte de uma tendência global que produziu a vitória de Trump, do Brexit e de outros nacionalistas de direita como o Sebastian Kurz, na Áustria, é verdadeira em muitos aspectos — mas uma explicação insuficiente em outros.

Apesar de utilizar os termos padrões da grande mídia para criticar Bolsonaro, a publicação apresenta uma visão lúcida sobre o cenário político brasileiro e as grandes chances de vitória de Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2018.

E sob o risco de entregar o fim deste artigo, terminei minha investigação com uma conclusão acima de tudo:

Jair Bolsonaro pode acabar vencendo. Não há dúvida de que ele poderia ganhar.

Você pode ler toda a revista com matérias traduzidas para o português através desse link.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.