Português   English   Español

Bolsonaro e Abdo avançam agenda bilateral em Brasília

Bolsonaro e Abdo avançam agenda bilateral em Brasília
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Atendendo a convite de Bolsonaro, o presidente do Paraguai realizou visita oficial a Brasília nesta terça-feira (12).


O presidente da República, Jair Bolsonaro, manteve um reunião privada com seu homólogo do Paraguai, Mario Abdo Benítez, na manhã desta terça-feira (12).

Os dois líderes sul-americanos discutiram sobre importantes temas da agenda bilateral e constataram a coincidência de visões e prioridades entre os governos. Uma reunião ampliada com participação das delegações também foi realizada.

Em declaração conjunta, os Presidentes destacaram o grande momento em que se encontram as relações entre Brasil e Paraguai.

Bolsonaro e Abdo expressaram uma firme vontade em avançar na realização de projetos comuns e ações conjuntas em benefício da população.

Os Presidentes também reiteraram o compromisso de seguir apoiando o povo da Venezuela e o governo do presidente interino Juan Guaidó no processo de transição rumo ao restabelecimento da democracia no país vizinho.

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota contendo os principais pontos do encontro desta terça. Confira abaixo:

1)      Reafirmaram a importância da cooperação bilateral no combate ao crime organizado transnacional e comprometeram-se a intensificar ainda mais os contatos entre autoridades de segurança e inteligência para aprimorar a coordenação, com vistas à eliminação das organizações criminosas que atuam em ambos os países.

2)      O Presidente Jair Bolsonaro agradeceu o empenho demonstrado pelas autoridades paraguaias em dar maior celeridade aos trâmites de expulsão daquele país de criminosos brasileiros de alta periculosidade e de sua entrega à Polícia Federal brasileira.

3)      Os Presidentes destacaram a administração conjunta da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, que continua a ser a maior unidade de produção de eletricidade no mundo e um paradigma de integração energética bilateral bem-sucedida. Concordaram que as futuras negociações com vistas à revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu devem orientar-se pelo mesmo espírito de entendimento construtivo que tem caracterizado esse importante projeto binacional.

4)      Reafirmaram os termos da Declaração Presidencial Conjunta Brasil-Paraguai sobre Integração Física, adotada em 21 de dezembro de 2018, segundo a qual será custeada pela margem brasileira de Itaipu Binacional a Segunda Ponte sobre o Rio Paraná, e pela margem paraguaia da entidade a Ponte sobre o Rio Paraguai.

5)      Ao verificarem o crescimento do fluxo comercial bilateral e de investimentos, os Presidentes instruíram a reativação dos mecanismos encarregados de aprofundar os processos de integração produtiva para alcançar um maior desenvolvimento econômico e social de seus países.

6)      No âmbito do MERCOSUL, os Presidentes acordaram concentrar seus esforços em matéria de acesso a mercados, fortalecimento da competitividade, facilitação de comércio, fortalecimento institucional e relacionamento externo.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...