Bolsonaro na frente em todos os cenários entre eleitores de SP

Em pesquisa realizada entre os dias 20 a 25 de fevereiro com eleitores de 84 municípios do Estado de São Paulo, Jair Bolsonaro lidera em todos os cenários apresentados.

O universo da pesquisa do instituto Paraná Pesquisas abrange os eleitores do Estado de São Paulo com 16 anos ou mais. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.000 eleitores, em 84 municípios sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais durante os dias 20 a 25 de fevereiro de 2018, sendo acompanhadas 20,0% das entrevistas.

O deputado federal Jair Bolsonaro pontua de 22,3% a 23,5% nos 3 cenários testados. O tucano Geraldo Alckmin tem de 20,1% a 23,2%. Como a pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, podemos considerar a situação como um chamado empate técnico entre os 2 candidatos.

No entanto, como pertinentemente lembra o site Poder 360:

É necessário contextualizar esse resultado. Alckmin é paulista, governa o Estado de São Paulo, território comandado pelo PSDB há mais de duas décadas e onde há farta propaganda estatal pró-tucanos. Bolsonaro é do Rio de Janeiro, não tem presença política em São Paulo e se vale apenas do seu discurso da lei e da ordem e das redes sociais.

Mesmo com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) presente como candidato a presidente (situação testada em 1 dos cenários), continua a haver empate na corrida presidencial entre eleitores paulistas. A diferença é que aí se dá 1 empate triplo: Bolsonaro marca 22,3%; Alckmin fica com 20,1% e Lula registra 19,7%.

Confira os números dos três cenários publicados pelo instituto Paraná Pesquisas.

CENÁRIO 1

CENÁRIO 2

CENÁRIO 3

Você pode conferir a pesquisa clicando aqui.

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia