Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch
Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch

Bolsonaro lidera pedidos de retirada de conteúdos da internet

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Jair Bolsonaro bancada

De um total de 250 ações ajuizadas até o momento, em 2018, 23 são do candidato do PSL à Presidência da República.

Prevalecem nas ações movidas por Jair Bolsonaro as alegações de difamação e desrespeito à legislação eleitoral. 18 das 23 ações pedem a retirada de páginas ou perfis do Facebook.

A lei eleitoral diz que é “livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato durante a campanha eleitoral, por meio da rede mundial de computadores – Internet, assegurado o direito de resposta” e que “a Justiça Eleitoral poderá determinar, por solicitação do ofendido, a retirada de publicações que contenham agressões ou ataques a candidatos em sítios da Internet, inclusive redes sociais.”

Um dos pedidos de remoção de conteúdo por parte de Bolsonaro, autorizado pela Justiça, fundamenta-se em alegação de notícias falsas, as chamadas “fake news”.

“A primeira postagem impugnada traz foto do candidato representante, acompanhada dos seguintes dizeres: ‘não preciso votos de nordestinos’. A segunda, por sua vez, apresenta outra foto do candidato representante, seguida da frase: ‘o nordestino é tão burro que nem sabe falar Haddad e riuuu’”, informa o processo.

Adaptado da fonte Gazeta do Povo

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email