Bolsonaro usou sua conta no Twitter para falar sobre o julgamento do decreto do indulto natalino, que acontecerá nesta quarta-feira (28) no Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente eleito afirmou que “se houver indulto para criminosos neste ano, certamente será o último”.
Através do seu perfil oficial no Twitter, Jair Bolsonaro escreveu:
Fui escolhido presidente do Brasil para atender aos anseios do povo brasileiro. Pegar pesado na questão da violência e criminalidade foi um dos nossos principais compromissos de campanha.
Fui escolhido presidente do Brasil para atender aos anseios do povo brasileiro. Pegar pesado na questão da violência e criminalidade foi um dos nossos principais compromissos de campanha. Garanto a vocês, se houver indulto para criminosos neste ano, certamente será o último. ??
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 28, 2018
Liberação do indulto natalino
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (28) o julgamento sobre a constitucionalidade do controverso decreto de indulto natalino assinado pelo presidente Michel Temer, no ano passado.
Em dezembro do ano passado, durante o recesso de fim de ano, a então presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, atendeu a um pedido da PGR e suspendeu o decreto.
Em seguida, o relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, restabeleceu parte do texto, retirando a possibilidade de benefícios para condenados por crimes de corrupção, como os presos da Lava Jato, segundo informações da Jovem Pan.
Repercussão negativa
A possível liberação do decreto de Temer pelo Supremo está causando calafrios em procuradores integrantes da Operação Lava Jato.
O procurador Deltan Dallagnol, por exemplo, alertou que caso o indulto natalino seja mantido pelo STF, dezenas de corrutos condenados na Lava Jato ficarão em liberdade, conforme noticiou a Renova Mídia.
Deltan Dallgnol afirmou:
"Liberação do indulto de Temer pelo STF é ruína da Lava Jato. Olhando p/ trás, é injusto. Olhando p/ frente, faz corrupção compensar."https://t.co/YIggIcKxj1
— RENOVA (@RenovaMidia) November 28, 2018
Na tarde desta quarta-feira (28), procuradores da República passaram a convocar a população brasileira em redes sociais para participar de um ‘tuitaço’ contra o decreto de indulto natalino.
No momento de publicação desta matéria, a hashtag #IndultoNão já é o assunto mais comentado do Twitter brasileiro.
Procuradores da República estão convocando a população brasileira no Twitter para participar de um ‘tuitaço’ contra o indulto natalino que será julgado pelo STF nesta quarta.#indultonãohttps://t.co/CCQpFh5InL
— RENOVA (@RenovaMidia) November 28, 2018