Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Bomba nuclear da Coreia do Norte surpreende cientistas

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Bomba nuclear da Coreia do Norte surpreende cientistas
COMPARTILHE

Cientistas descobriram que uma das bombas nucleares testadas recentemente pela Coreia do Norte foi cerca de dois terços mais poderosa do que o cálculo feito por autoridades dos Estados Unidos.

Os especialistas chegaram a esta conclusão após analisarem dados de testes nucleares feitos pelo regime de Kim Jong Un dois anos atrás.

A nova estimativa é de que o teste nuclear feito pela Coreia do Norte em setembro de 2017 tenha tido uma potência equivalente a 250 quilotoneladas de TNT, um poder explosivo 16 vezes maior do que o da bomba que arrasou com Hiroshima na Segunda Guerra Mundial.

Segundo o site de notícias americano Defense One, se fosse detonada sobre a capital americana, Washington, a bomba derrubaria praticamente todas as estruturas residenciais no centro da cidade e causaria queimaduras de terceiro grau em todas as pessoas em um raio de cinco quilômetros.

As estimativas anteriores sobre esse dispositivo eram de um poder explosivo entre 30 e 300 quilotoneladas; autoridades da inteligência dos Estados Unidos diziam 140 quilotoneladas, informa a Gazeta do Povo.

As conclusões, publicadas nesta semana no periódico científico Journal of Geophysical Research: Solid Earth, são de um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia Santa Cruz (EUA), Universidade Nacional da Costa Rica e da Universidade de Colorado Boulder (EUA).

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram